Os nossos políticos já se encontram com os olhos fixados nas eleições de 2012, Quando haverá eleições para Prefeito e Vereadores, neste contexto vislumbra-se alguns cenários:
a- O atual chefe do executivo procura articular-se aproximando mais e mais do PP e do PSDB(Augusto Cadastro) abrindo espaço em sua administração inclusive cedendo Secretária para esses, partidos.
Procurou também aumentar a parcela Fernandista no Governo trazendo para perto de si, antigas figuras do governo de Fernando a exemplo de Maria Alice (outras figuras Fernandista já estão no governo desde o inicio, tais como: Carlos Burgos, Gustavo Lisboa, Pedrassoli, etc).
O prefeito tenta atrair o PMDB para seu governo, o que por sinal, se conseguir aumentará bastante o tempo de televisão, e terá ao seu lado algumas figuras significativas do PMDB, além do grande sustentáculo moral e ético da política Itabunense, o Injustiçado Dr. Renato Costa. *
b- De outro lado temos o Casal que todos chamam de casal imperial, Geraldo Simões e Juçara Feitosa, estes se encontram isolados, vez que os antigos aliados já lhes viraram as costa em virtude da propagada falta de cumprimento dos acordos. Ou melhor como o diria Dr. Renato a “inadimplência da palavra”
c- Dentro desse Cenários o que surge de novo é a suposta vontade do PC do B em lançar candidatura própria, a apesar de ter nomes razoáveis a exemplo de Davidson Magalhães, Luis Sena e Wenceslau; os outros partidos, possíveis aliados, olham com determinada desconfiança(ficam em dúvida se não trata de balão de ensaio), pois a historia do PC do B é muito encrustada como PT ou melhor sempre foi legenda satélite em torno do PT, ai a pergunta: se em 2012 terá coragem de partir para uma candidatura sem a chancela do PT como protagonista principal
Voltando a falar do PMDB, (a namorada que todos querem), o partido além de ser cortejado por Azevedo, Davidson também esta tentado se enamorar, ambos estão de olho nos 08 minutos de televisão e nos 10.000 mil votos em média de Renato Costa (média de votação obtida em Itabuna nas eleições que participou), votos esses que podem decidir uma eleição (na última teve aproximadamente 8000 mil votos em Itabuna). Além disso, pela grandeza do Partido no cenário nacional, não se descarta a possibilidade do lançamento de candidatura própria para prefeito, até porque tem bons nomes em seus quadros que pode encabeçar uma chapa majoritária.
d- AH! não podemos olvidar de Fernando Gomes, que apesar de haver demonstrado ser incapaz de transferir votos, ainda possui um grande capital eleitoral e se for candidato trará dor de cabeça aos seus adversários, porém não tem demonstrado o desejo de retornar, candidatando-se, além do que a justiça poderá ser um sério obstáculo
e- Outro que não pode ser esquecido é O Deputado Coronel Santana, este se a amizade como o Capitão Azevedo e as indicações que fizera na atual gestão, não impedirem, poderá ser um postulante com reais chances.
Diante disso hoje temos um cenário totalmente indefinido, e vemos muitos olhares fixos na busca de se tornar mandatário maior de Itabuna em 2012; e observamos que o PMDB com seus nomes e seus minutos de televisão poderá ser o fiel da balança, para o pleito do próximo ano.
J. Zacarias Pereira é advogado e membro da executiva do Diretório do PMDB de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário